Teorias de Aprendizagem


Aprender é transfomar



As três correntes da aprendizagem que marcaram o século XX foram:  a behaviorista, a cognitiva e humanista.
Segundo os behavioristas,a aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre o estímulo e uma resposta. Isto é, o aprendiz responde a estímulos do meio exterior, com uma mudança no seu comportamento, não tendo em conta o que ocorre na sua mente durante o processo de aprendizagem. Um dos principais autores da teoria comportamentalista foi Skinner (1961).
As teorias de aprendizagem com visão construtivista englobam: a corrente Cognitiva e Humanista.
A corrente cognitivista enfatiza o processo da cognição, compreensão, transformação, armazenamento e uso de informação. Ocupa-se dos processos mentais e do desenvolvimento cognitivo.
Nesta corrente insere-se as teorias da aprendizagem com visão construtivista, onde se enquadra o desenvolvimentalista Piaget (1976), que dá ênfase no produto, ao resultado “do que se aprende” e o sujeito é activo no processo de aprendizagem. E as teorias de aprendizagem significativa de Ausubel, Novak e Bruner. Ausubel refere que o sujeito é activo na aprendizagem, para Novak a predisposição influencia a aprendizagem e Bruner deu um contributo para a mudança curricular.
As Teorias Sócio – cognitivas dão importância ao meio social e ambiental, neste sentido, o aluno constrói o conhecimento, dependendo do ambiente em que está inserido. Nesta perspectiva insere-se Vygosty.
Na corrente Humanista, temos o personalista Carl Rogers que dá ênfase à motivação e o professor e o aluno são activos.
A aprendizagem segundo alguns autores é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação dá-se através da alteração da conduta de um indivíduo, seja por condicionamento operante, experiência ou ambos de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos.
O psiquismo humano tem como características essenciais: o acto ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois apenas este possui o carácter intencional, ou a intenção de aprender; é dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem e criador, por procurar novos métodos com a intenção da melhoria da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.
A dinâmica da aprendizagem põe em jogo a própria evolução da estrutura e das funções de aprender, numa perspectiva de mudança do próprio ser. Passamos do fazer que é uma produção, a aprender que é uma transformação.
Para uma aprendizagem de sucesso, com vista à obtenção por parte dos alunos de uma realização pessoal e profissional, é essencial que o ensino incorpore a cultura de origem dos próprios alunos e a participação dos pais e da comunidade é fundamental na orientação escolar dos alunos. O professor deve utilizar materiais curriculares culturalmente relevantes, no sentido de criar ambientes de aprendizagem harmonizáveis.
O professor deverá funcionar como um mediador para a aprendizagem do aluno, isto é, modelar, reforçar, dar feedback, instigar, estruturar tarefas. Deve provocar curiosidade através de situações de surpresa, problemas a resolver, sentimentos de contradição, incertezas e provocar atenção com a apresentação de materiais novos, fazer mudanças, confrontar os alunos com situações inusuais na aula.
Como professora é importante reflectir sobre o meu trabalho, verificar sempre se as competências desenvolvidas nas minhas aulas têm de ser melhoradas. É necessário estar mais atento às dificuldades dos alunos, incutir-lhes o dever de responsabilidade nas tarefas que lhes são propostas e lembrar sempre que devem realiza-las com alegria e com prazer.
É importante, a tomada de consciência e a reflexão sobre as problemáticas da aprendizagem diferenciada, o saber adaptar o ensino para ir ao encontro das necessidades de todos os alunos. Melhorar as competências através do trabalho colaborativo, utilizando processos de inovação educacional, com processos de desenvolvimento pessoal e profissional.
Fundamentalmente, saber ligar a teoria à praxis tendo como base a reflexão e o debate.


Como professora é importante reflectir sobre o meu trabalho, verificar sempre se as competências desenvolvidas nas minhas aulas têm de ser melhoradas. É necessário estar mais atento às dificuldades dos alunos, incutir-lhes o dever de responsabilidade nas tarefas que lhes são propostas e lembrar sempre que devem realiza-las com alegria e com prazer.
Ser um professor é fazer aprender alguma coisa a alguém e fazer com que todos aprendam. Ter equidade para que todos aprendam até ao máximo. Para isso terá que arranjar estratégias para que todos aprendam
O que é aprender, afinal ? É desenvolver, mudar. É um crescimento da aprendizagem em espiral.