Factores de qualidade da minha escola

Liderança profissional, visão e finalidades de partilha, ambiente de aprendizagem


A direcção do Centro de Cultura Musical demonstra firmeza e determinação nas decisões e tem sido impulsionadora no desenvolvimento cultura da região, a nível musical.
Entre os vários grupos disciplinares existe uma liderança servidora em função das aprendizagens dos alunos e das motivações dos professores, para que esta liderança seja exequível é necessária a realização de trabalhos colaborativos. Esta interacção entre os professores promove visões e finalidades partilhadas.
No que diz respeito ao Grupo Iniciação Musical (1º Ciclo) o seu papel é importante, pois é a base de todo o ciclo na escola. Os futuros alunos são encaminhados por estes professores. A interacção com os outros grupos é fundamental.
Embora seja difícil chegar a consensos nas ideias, o diálogo permite clarificar objectivos como: planificação de actividades transdisciplinares (estágios, masterclasses, concertos).
O ambiente de aprendizagem é considerado bom, porque os alunos sentem-se muito motivados nas aulas e pela aprendizagem musical. Muitos alunos encaram a prossecução desta aprendizagem como um objectivo a atingir. Uma constatação deste facto é o número de candidatos para o ingresso no CCM .O sucesso académico deve-se ao ambiente atractivo.
A maximização do tempo de aprendizagem é conseguida tanto dentro da sala pela diferenciação pedagógica como pela articulação transdisciplinar. A importância da articulação das disciplinas de formação musical, classe de conjunto e o instrumento. O desenvolvimento curricular das disciplinas teórico-práticas está de acordo com o nível em que o aluno se encontra inserido.
Na planificação das aulas os professores procuram objectivos claros com uma organização de actividades eficiente e aplicando estratégias diferenciadas/práticas adaptativas.
Clarificação dos critérios de avaliação é uma forma de os alunos verificarem se correspondem às expectativas próprias e do professor.
É necessário considerar que a motivação é o produto das expectativas pelo valor, interesses de cada indivíduo.